SENA MADUREIRA

Pesquisadores da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz realizam pesquisa em comunidades no rio Caeté

13 Ago de 2019 do YacoNews

Pesquisadores da renomada Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), do Rio de Janeiro, especializado em doenças tropicais, estão em Sena Madureira para a realização de uma pesquisa de campo. O trabalho ocorre em parceria com o Hospital João Câncio Fernandes, articulado por Jairo Cassiano, diretor da unidade.

Ontem à tarde, Cassiano recepcionou a equipe que tem como coordenadora a Dra. Rosângela Rodrigues.

Nesta quarta-feira, 14, os profissionais estarão reunidos com os moradores da comunidade Cuidado e na quinta-feira, 15, o encontro será na comunidade Cazumbá, ambas no rio Caeté. O objetivo dos pesquisadores é descobrir se há algum morador acometido por doenças em razão do consumo de carne de animais silvestres. Eles estarão coletando os materiais dos moradores e levando para análise laboratorial.

O diretor do hospital João Câncio Fernandes falou que o trabalho é fundamental. “Sena Madureira desponta como o primeiro município a receber a equipe da "FioCruz", graças a nossa articulação e ao esforço dos profissionais de renomada fundação em chegar até aqui. Fica o nosso agradecimento ao governo do estado e a todos por essa importante ação. É, acima de tudo, um trabalho preventivo." Salientou.


Após análise laboratorial, o morador que for detectado com algum tipo de doença será acompanhado pelo Dr. Alan Areal que também é especialista em doenças tropicais.

Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) é uma instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública. Foi fundada pelo Dr. Oswaldo Cruz, um notável epidemiologista, onde antes era o Instituto Soroterápico Federal.



Criada em 1900, pelo renomado sanitarista Oswaldo Cruz, é a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, sendo referência em pesquisas na área da saúde pública.[4]



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.