SENA MADUREIRA

Implantação do IML em Sena Madureira é projetada pelo governo do estado

28 Ago de 2019 do YacoNews
Por Edinaldo Gomes

A implantação de um Núcleo do Instituto Médico Legal (IML), em Sena Madureira, vem sendo reivindicada há anos pela comunidade. Quando ocorre alguma morte violenta no município, é preciso levar o corpo para Rio Branco e geralmente a família enfrenta muitas dificuldades com relação à liberação e posterior translado para a cidade de origem. Em alguns casos, não dá tempo sequer de realizar o velório.

Esse problema antigo, entretanto, caminha para ser resolvido. O Governo do Acre trabalha um Projeto para instalar em Sena Madureira um Núcleo do IML e irá estruturar uma sala na Unidade de Segurança Pública para que os procedimentos sejam realizados.

Recentemente um veículo conhecido como “Rabecão” foi designado pelo governo para atender as demandas de Sena Madureira.

De acordo com o Gerente-geral do Hospital João Câncio Fernandes, Jairo Cassiano, Sena Madureira conta com três médicos que passaram por treinamento e estão aptos a realizarem os exames cadavéricos. O que falta tão somente é um local adequado. “Estivemos recentemente em Rio Branco na companhia de alguns vereadores e recebemos a garantia de que haverá adequação de uma sala para que os médicos possam atender. Assim evitará muitos transtornos aos familiares. Fica o nosso agradecimento ao governador Gladson Cameli por estar preocupado com essa demanda”, comentou.

O Diretor da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, disse que o Governo vem trabalhando o projeto para que, dentro em breve, equacione o problema. “Essa é uma demanda antiga da população de Sena Madureira, inclusive de alguns vereadores e o diretor do hospital estiveram em rio branco fazendo essa cobrança. Conversamos também com o secretário de segurança e estamos trabalhando o projeto para resolver o problema. A meta é que as autopsias sejam feitas no próprio município de Sena”, confirmou.

Paralelo a isso, o Deputado Federal Alan Rick (Democratas) irá destinar uma emenda para a construção do prédio do IML em Sena Madureira. a previsão é que a verba seja liberada no ano que vem.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.