POLITICA

Acordo secreto com Bolsonaro sobre Itaipu gera pedido de impeachment do presidente do Paraguai

01 Ago de 2019 do YacoNews
Da Revista Fórum

O acordo secreto de renegociação da Usina de Itaipu, assinado entre o governo Jair Bolsonaro e o Paraguai pode levar ao impeachment do presidente do país vizinho, o conservador Mario Abdo Benítez, e de seu vice, Hugo Velázquez. Segundo a imprensa paraguaia, itens do texto foram excluídos como o objetivo de beneficiar empresa ligada ao clã Bolsonaro. O escândalo já derrubou o ministro das Relações Exteriores, Luis Alberto Castiglioni, e outras três autoridades do país.

Partidos de oposição anunciaram nesta quarta-feira (31) que apresentarão um pedido de impeachment contra o presidente e o vice, em meio a uma crise política detonada pela assinatura do acordo energético com o Brasil.

O impeachment de Mario e Velázquez foi levantado pelo Partido Liberal (PLRA), segundo maior da Câmara, e recebeu apoio de setores do Partido Colorado, de Mario, ligados ao ex-presidente Horacio Cartes. A Frente Guasú, do ex-presidente Fernando Lugo, e partidos minoritários na Câmara também apoiam o impedimento.

A justificativa principal é “traição à pátria”.  Efrain Alegre, líder do PLRA e segundo colocado na eleição presidencial de 2018, publicou em seu Twitter que “a alta traição à pátria não merece menos [que um impeachment]”. “Esperamos o acompanhamento de todos vocês para fazer justiça. Paraguai não se entrega nunca mais”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.