BRASIL

Enem 2020 terá prova digital; sistema será implantado em paralelo ao impresso até 2025

03 Jul de 2019 do YacoNews
Por EBC

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ganhar versão digital a partir do ano que vem. As provas serão feitas em computadores, nos locais de aplicação. Mas essa é apenas uma fase de teste que começa só em 2020 e não vai ser para todo mundo.

Para este ano nada muda, inclusive as provas que serão aplicadas em novembro já estão prontas, só aguardando serem impressas.

É que o MEC vem tentando reduzir os custos da aplicação das provas e quer fazer um teste para o Enem Digital. A partir disso, o cronograma vai inserindo, aos poucos, a prova digital, até que, em 2026, não existam mais provas impressas do Enem.

Entre 2022 e 2025, o MEC pretende aplicar as provas digitais quatro vezes no ano, por agendamento. O Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do Enem, argumentou que essa quantidade de aplicações, que pode aumentar a partir de 2026, foi pensada nas cenas comuns na época das provas: estudantes correndo, enquanto os portões se fecham. Isso se soma à frustração de esperar a edição que, geralmente é só no ano seguinte.

No Enem de novembro deste ano, por exemplo, serão impressas mais de 10 milhões, com custos de aplicação que passam dos quinhentos milhões de reais, para mais de cinco milhões de candidatos confirmados. O presidente do INEP explicou que esses custos são elevados, porque envolvem, também a segurança das provas e forças policiais até mesmo para o transporte delas.

Como vai ser uma amostra piloto, em 2020, a ideia é aplicar para 50 mil inscritos, em 15 capitais do país: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Também no mesmo ano, Enem vai ter três aplicações: a digital, a regular e a chamada reaplicação. Neste caso é para candidatos prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura durante a realização da prova digital.


E as provas deste ano nem foram aplicadas ainda, mas o MEC já divulgou as datas para o Enem do ano que vem: a versão digital para os 50 mil candidatos vai ser nos domingos 11 e 18 de outubro. Já as provas em papel serão aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro, também de 2020. 

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.